2 minute read

Iniciando a série de posts sobre o SQL Server 2008 mostrarei hoje o conceito de Merge introduzido no T-SQL e que trouxe novas possibilidades não só para o Database Engine do SQL Server mas para outros serviços como o Integration Services (SSIS), incrementando a forma como você pode construir o seu DML.

MERGE

A idéia é que operações de insert, update e delete em uma tabela possam ser baseadas no resultado de um join com outra tabela. Isso significa que você pode realizar múltiplas operações em uma única query.

Digamos que você queira atualizar uma tabela de colaboradores de uma revista para aplicar uma nova regra de bônus levando em consideração o seguinte:

– Todos os colaboradores que escreveram mais de 10 artigos ganharão um bônus de 100 pontos;

– Colaboradores que não escreveram nenhum artigo serão deletados – é só um exemplo pessoal 🙂

Para realizar a operação será necessário utilizarmos a tabela de artigos, a imagem abaixo ilustra as tabelas envolvidas.

Tables_Merge

Antes de utilizarmos o Merge, vamos considerar o cenário ilustrado abaixo através de duas consultas, uma retornando todos os registros da tabela Colaborador e outra que totaliza a quantidade de artigos por colaborador:

Merge_Antes01

Além do fato de que o segundo colaborador escreveu uma quantidade imensa de artigos, rapidamente constatamos que, de acordo com as regras que queremos aplicar, teríamos o primeiro e o segundo colaboradores ganhando o bônus de 100 pontos, o terceiro permanecendo com a mesma quantidade e o último sendo deletado da tabela. Vejamos como fica a query usando Merge para executar a operação toda:

MERGE Colaborador AS target
USING 
 (
	SELECT 
		[Colaborador].ColaboradorId, COUNT([Artigo].ArtigoId)
	FROM 
		[Colaborador]
		INNER JOIN [Artigo]
			on [Artigo].ColaboradorId = [Colaborador].ColaboradorId
	GROUP BY
		[Colaborador].ColaboradorId
	HAVING
		COUNT([Artigo].ArtigoId) > 0
 ) AS source (ColaboradorId, QtdeArtigos)
ON 
	(target.ColaboradorId = source.ColaboradorId)
WHEN MATCHED AND source.QtdeArtigos > 10
    THEN UPDATE SET target.Bonus = target.Bonus + 100
WHEN NOT MATCHED BY SOURCE 
	THEN DELETE
OUTPUT Deleted.*, $action, Inserted.*;

Na Linha 1 definimos o nosso target, que no caso é a tabela Colaboradores, que possui o atributo Bonus que queremos atualizar.

Da Linha 2 até a Linha 16 montaremos a nossa query para verificamos a quantidade de artigos por colaborador.

Nas Linhas 17 e 18 dizemos através do argumento WHEN MATCHED que para cada registro do source que tivemos uma quantidade de artigos maior que 10 aplicaremos uma atualização no target somando mais 100 pontos no atributo Bonus.

As Linhas 19 e 20 e utilizam o argumento WHEN NOT MATCHED BY SOURCE para realizar o delete dos registros que não satisfizeram nem consulta do source quanto as as condições adicionais.

Finalmente a Linha 21 exibe o resultado antes e depois do Merge através do comando OUTPUT, esta última linha é opcional, e nos dará o seguinte resultado:

Merge_Antes

Na imagem acima também está o resultado final da tabela Colaborador. Como vimos realizamos todas as operações propostas de maneira bem simples. Fácil, não?

Embora incrementos como o Merge afaste o T-SQL do padrão ANSI devemos considerar o uso deste recurso quando desejamos realizar tarefas mais complexas de uma maneira rápida e limpa, ainda que apenas em tempo de desenvolvimento. Processos de ETL no Integration Services também podem ser beneficiar com o Merge, uma que vez tarefas de verificação que dependam de resultados de outras consultas podem ser implementadas mais facilmente e de maneira eficiente.

No próximo post da série veremos mais incrementos de desenvolvimento do SQL Server 2008.