2 minute read

Em minha (arrogante) opinião, em geral, existe algum consenso mínimo sobre o que é um código elegante de fato. No entanto, tenho visto alguns exemplos de “códigos elegantes” que adicionam complexidade, verbosidade e outras questões incômodas. É bem verdade que existem algumas coisas – em qualquer linguagem de desenvolvimento – que levam o código de “Que aceitável!” para o nível “Wow! Que impressionante!”.

Na verdade, cada desenvolvedor tem uma definição diferente de elegância e tudo pode estar correto dentro de uma determinada perspectiva – ou não.
Wink

Talvez o mais perto que consigamos chegar de um consenso sobre o tema, seja o que a engine Elegant Code Maker fez.

Sabe uma coisa que odeio?

Posts que, ao explicar algum conceito, colocam a definição do dicionário. Parece que o autor não sabe porcaria nenhuma e mesmo assim decidiu escrever a respeito. Como que se, durante o exercício de escrita, ele fosse elaborando o pensamento e consequente aprendizado. Boring!

Contudo, farei isso nesse post, veja só:

elegância
(latim elegantia, -ae, gosto, delicadeza, distinção)
s. f.
1. Gosto delicado no trajar, no falar, no adorno da casa, etc.
2. Graça, airosidade, delicadeza e distinção aliada à simplicidade e clareza.

Não sei quantos códigos airosos você tem visto ultimamente (ou mesmo codificado). Mas gosto muito da parte “aliada à simplicidade e clareza”. Talvez esse seja um bom ponto de partida (e término) para qualificarmos um código realmente elegante.

Dias atrás, lendo um post do amigo @elemarjr, deparei-me com uma comparação de códigos que realmente discordei. Veja a seguir:

Segundo o Elemar, o segundo código é mais elegante que o primeiro. Embora, como disse no início do post, esse tipo de discussão seja sujeita a inúmeros pontos de vista conflitantes e corretos dentro de alguma perspectiva particular, fiquei elucubrando a respeito.

Acabei codificando o Elegant Code Maker, como uma espécie de provocação (não ao Elemar, hehehe, mas a todos os desenvolvedores. Ah, e obrigado @vquaiato pelo fork e correções no meu código com jQuery e pelo apoio pra fazer o deploy no AppHarbor, foi muito divertido!).

Como eu defino um código elegante

Um código que seja ao mesmo tempo simples mas eficaz e construtivo, ou seja, uma pequena quantidade de código que consegue realizar um “grande efeito”: Esse é um código elegante.
Assim sendo, um código elegante deve:

  • Ser de fácil entendimento e leitura, sem gerar dúvidas;
  • Ser aderente ao padrão da plataforma ou ao padrão estabelecido dentro de um contexto. Entre dois códigos elegantes, o que mais se aproximar do padrão aceito por todos deve ser o escolhido;
  • Ser correto, claro! De nada serve um código que não implementa plenamente o seu propósito;
  • Ser oriundo de persistência e consistência. Isso é obtido com experiência e treino.

Aposto que você não concorda totalmente comigo, certo? E é por aí mesmo…

Sejamos felizes e busquemos o nosso melhor, sempre!

Tags: ,

Categories:

Updated: