O título do meu post anterior foi um pequeno gracejo com o intuito de provocar alguma reflexão sobre a participação das pessoas em blogs de tecnologia da informação. Fora a única avaliação do post (de 1 ponto
), nenhum outro tipo de comentário foi realizado, até porque os comentários estavam bloqueados no post, propositalmente.
Vejo aqui no Brasil pouca participação nos blogs de tecnologia comparado com outros países (sempre encontro algum post de autor de blog reclamando da falta de participação), e quando digo participação refiro-me aos comentários. Seja para acrescentar alguma informação que faltou no post, discorrer sobre algum ponto forte ou fraco, dividir alguma experiência, ou até mesmo para sugerir outros assuntos um comentário é um meio rápido de disseminar conhecimento e informação, e infelizmente esse recurso é pouco utilizado (claro, essa é a minha opinião).
Um exemplo positivo com relação aos comentários em blog é a famosa série de posts do Rob Conery, chamada MVC-Storefront, onde além dos posts e vídeos produzidos pelo autor uma participação efetiva dos leitores através de comentários enriqueceram muito o conteúdo do blog. Óbvio, sempre existe aqueles comentários do tipo “Poxa, que legal, parabéns!”, mas no geral o conteúdo ganha um dinamismo providencial com as opiniões.
Acredito que o problema da pouca participação não seja exclusivo dos blogs, percebo que nos grupos de discussão isso também ocorre, com os chamados membros “read only”, pessoas que acompanham as thread como leitores somente.
Enfim, deixo aqui um novo post, com o bom formato Web 2.0, com o mecanismo de comentário habilitado, como de costume. Muito provavelmente não haverá nenhum comentário, ficaria positivamente surpreso se houvesse… Quem sabe, talvez o leitor que avaliou com 1 ponto o outro post possa dar alguma opinião agora, com os comentários habilitados?
Seria melhor imaginar que nada pudesse ser acrescentado? Hummm, acho que não.
Bem, aqui vai um comentário pra te surpreender então 🙂
Um pouco mais sério agora: eu criei um blog há pouco tempo, e tb fiquei meio decepcionado com a total falta de comentários, feedback etc. A gente fica se perguntando se tá escrevendo à toa..mas de qq forma, vou persistir, nem que seja pra eu aprender a me expressar melhor.
Tava conversando esses dias com um colega turco, que também tem um blog, e ele falou que com ele é mesma coisa, zero comentários. O que nos fez levantar a seguinte hipótese: quem tem o costume de ler blogs, costuma ir direto "na fonte" e ler os blogs dos chavões, caras como Scott Hanselman, Ayende Rahien, Rob Conery, etc. Essas pessoas não sentem muita necessidade em ler blogs na própria língua pq já acham tudo o que precisam em inglês, as vezes nem se dão o trabalho de verificar o que tem disponível na língua nativa. Posso dizer por experiência própria que por muitos anos fiz isso, só de uns meses pra cá que caiu a ficha que poderiam existir tb bons blogs (e listas de discussão, como a .NET Architects) em português, foi quando achei o seu blog, o do Tucaz, do Giovanni Bassi, do Guilherme Chapiewski, etc.
Por outro lado, quem não lê blogs, não vai ler em nenhuma língua. Sobra uma fatia muito pequena, o público que lê blog na língua nativa mas não em inglês..o que deve ser uma fatia pequena.
Bem, é uma hipótese, ou talvez um forma de justificar e não perder a motivação 🙂
Rodrigo, sem dúvida vale a pena escrever pois aprendemos ao dividir o que sabemos, reavaliamos conceitos, acrescentamos algo novo, reforçamos alguma idéia e por aí vai.
Essa percepção de que existe bom material aqui no Brasil é um fato. Acredito até que tende a melhorar porque o mercado está amadurecendo e isso forçará cada vez mais os profissionais a correrem atrás de informação, dado o volume de novidades e tecnologias disponíveis e a velocidade com que surgem.
No meio desse contexto quanto mais opiniões você puder colher, melhor! E se além disso, ajudar a formar opinião, participando e acrescentando sempre que possível, muito provavelmente o caminho para a absorção constante de conhecimento que a nossa área exige será mais suave.
Bom, eu até tentei comentar no outro post, mas estava fechado… então não deu.
Eu, que tenho um blog pessoal desde 2002, me acostumei a comentar nos blogs, e acho importante, é uma interação bem legal. Quando criei o blog tinha poucos comentários, hoje tem alguns, mas muitos posts passam sem comentários. Você só fica sabendo que tem gente lendo pelo medidor de visitas ou pelo Rss…
De qq forma acho que estamos começando a criar uma comunidade que discute mais, em portugues. Eu pensei muito em criar um blog em ingles no começo, mas não fiz isso pq quis ajudar a criar esta comunidade, em portugues. Mesmo que significasse uma audiencia menor.
Giovanni,
Conversei muito sobre esse tema com um amigo, que no meu entender, representa o perfil dos leitores de blogs técnicos aqui no Brasil. Ele passou-me a seguinte opinião: "Comentários em blog só reforçam a solidão do autor, quem busca informação em blog deseja beber o conhecimento. Se houver algo que mereça ser comentado, aí deve haver interação!". Até entendo esse ponto de vista, mas o que percebo é que interações mais ativas acrescentam muito, principalmente porque é possível amadurecer opiniões.
Sobre a comunidade em português, acho que precisávamos disso, ainda mais tratando de arquitetura, já lhe disse isso antes e não canso de repetir: foi uma iniciativa excelente a sua!
Abraços.