alone O título do meu post anterior foi um pequeno gracejo com o intuito de provocar alguma reflexão sobre a participação das pessoas em blogs de tecnologia da informação. Fora a única avaliação do post (de 1 ponto ), nenhum outro tipo de comentário foi realizado, até porque os comentários estavam bloqueados no post, propositalmente.

nocomments Vejo aqui no Brasil pouca participação nos blogs de tecnologia comparado com outros países (sempre encontro algum post de autor de blog reclamando da falta de participação), e quando digo participação refiro-me aos comentários. Seja para acrescentar alguma informação que faltou no post, discorrer sobre algum ponto forte ou fraco, dividir alguma experiência, ou até mesmo para sugerir outros assuntos um comentário é um meio rápido de disseminar conhecimento e informação, e infelizmente esse recurso é pouco utilizado (claro, essa é a minha opinião).

commentsUm exemplo positivo com relação aos comentários em blog é a famosa série de posts do Rob Conery, chamada MVC-Storefront, onde além dos posts e vídeos produzidos pelo autor uma participação efetiva dos leitores através de comentários enriqueceram muito o conteúdo do blog. Óbvio, sempre existe aqueles comentários do tipo “Poxa, que legal, parabéns!”, mas no geral o conteúdo ganha um dinamismo providencial com as opiniões.

Acredito que o problema da pouca participação não seja exclusivo dos blogs, percebo que nos grupos de discussão isso também ocorre, com os chamados membros “read only”, pessoas que acompanham as thread como leitores somente.

ok

Enfim, deixo aqui um novo post, com o bom formato Web 2.0, com o mecanismo de comentário habilitado, como de costume. Muito provavelmente não haverá nenhum comentário, ficaria positivamente surpreso se houvesse… Quem sabe, talvez o leitor que avaliou com 1 ponto o outro post possa dar alguma opinião agora, com os comentários habilitados?

Seria melhor imaginar que nada pudesse ser acrescentado? Hummm, acho que não.