Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/2/cd/76/leandrodaniel/public_html/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 5806

Em meu último post da série sobre as novidades do SQL Server 2008 o tema foi o Hierarchyid, hoje falarei sobre outro recurso de desenvolvimento introduzido na nova versão do SQL Server: Table-Valued Parameters.


TABLE-VALUED PARAMETERS

Basicamente, table-value parameter é um novo tipo que pode ser definido com a estrutura de uma tabela para ser usado como parâmetro em stored procedures ou dentro de rotinas, permitindo o transporte de várias linhas (rows) de dados.

Para criar um table-value parameter utilize o código abaixo adaptando as colunas de acordo com sua necessidade.

CREATE TYPE ColaboradorTableType AS TABLE 
( 
    Nome VARCHAR(50),
    Bonus INT 
);

Através da janela Object Explorer do Microsoft SQL Server Management Studio é possível checar o tipo criado no caminho ilustrado abaixo.

 tablavalue

Uma vez definido e criado, podemos usá-lo conforme o exemplo a seguir:

CREATE PROCEDURE spInsereColaborador
(
    @Colaboradores ColaboradorTableType READONLY
)
AS 
BEGIN    
    SET NOCOUNT ON
    INSERT INTO Colaborador (Nome, Bonus, DataCriacao)
    SELECT Nome, Bonus, GETDATE()
    FROM  @Colaboradores;
END   
GO

DECLARE @ColabTT AS ColaboradorTableType;

INSERT INTO @ColabTT (Nome, Bonus)
    SELECT Recurso, BonusConcedido
    FROM 
    Carga;

EXEC spInsereColaborador @ColabTT;
GO

No código acima foi criado uma stored procedure que recebe o parâmetro @Colaboradores definido como sendo do tipo ColaboradorTableType (linha 1 a 11) que pode ser usado da mesma maneira que faríamos com uma tabela. Na segunda parte do código criamos uma variável, também do tipo ColaboradorTableType chamada @ColabTT que recebe o resultado da consulta de uma tabela qualquer (linhas 14 a 21).

Na linha 3, junto com a declaração do parâmetro está a palavra reservada READONLY, obrigatória neste caso, já que parâmetros do tipo table-valued não podem realizar operações DML (insert, update e delete) no corpo da stored procedure. Em contrapartida, table-valued  parameters reduzem round trips para o servidor e podem oferecer um modelo mais simples de programação.

Até o próximo post!