Finalizando o curso de Scrum logo percebi que muitos dos conceitos simples empregados pela metodologia tocam no essencial para um projeto de software bem sucedido. No final do ano passado escrevi um post que falava sobre motivação, e uma das coisas que mais me chamou a atenção no Scrum foi justamente o modelo eficaz de trabalhar a motivação no time.
Continuarei estudando mais sobre o assunto, assimilando tudo que aprendi no treinamento, mas muita coisa já faz sentido para mim agora.
Fala Leandro,
Concordo com a importância do fator motivação, assim como outros aspectos humanos.
Processos definidos geralmente pecam em tratar pessoas como recursos, aquela história do grampeador.
Comentei a experiência do treinamento neste post:
http://rafanoronha.net/csm/
Fala Rafael! Trabalhar aspectos de motivação no time de forma eficaz é complicado, muitos se esquecem que sem o material humano os projetos não aconteceriam. No treinamento ficou evidente que Scrum se preocupa com isso, seguindo as palavras do manifesto ágil:
[i]"Individuals and interactions over processes and tools"[/i]
Abraços!
Fala Leandro!
E ai.. depois de 1 ano que vc fez o Curso, qual seu ponto de vista do Scrum?
Está trabalhando ativamente com ele com sucesso, usou e nao gostou? 🙂
Eu trabalho com XP.. não meti as caras no Scrum pra ver qual é.. isso está nas minhas metas do segundo semestre.. vamos ver!
Abração!
Então Yan, na consultoria em que trabalho ainda não foi possível implementar, mas estamos estudando maneiras de vender a ideia aos clientes. A mudança cultural é o maior óbice lá. Mas ainda não desisti. 🙂
Abraços!
Maneiro cara! Os clientes que aceitam metodologias ágeis são o sonho de todos! haha 🙂
Aqui foi o primeiro lugar onde eu encontrei o XP funcionando legal. Eu estou bem envolvido com isso pois o meu sistema principal, aqui dentro, é o que gerencia os processos da empresa.. então tudo nele funciona no modelo ágil, até o desenvolvimento do mesmo, há! 🙂
Eu agradeço todos os dias aquela galerinha que se reuniu e fez o manifesto ágil!
Abraços!