Disclaimer

Este post é uma elucubração livre, sem maiores pretensões. O texto contém uma mescla de fatos e percepções, sem qualquer preocupação com a forma.

Sinta-se livre para ignorá-lo.

-> em tempo, nenhum panda foi sacrificado durante a elaboração do texto, e claro, nenhuma droga ilícita fora utilizada =)

#mundopoliticamentecorretosucks

Prelúdio

 

Cantochão é a denominação aplicada à prática monofônica de canto utilizada nas liturgias cristãs, originalmente desacompanhada. Formadas principalmente por intervalos próximos como segundas e terças, melodias do cantochão se desenvolvem suavemente, sendo o ritmo baseado na prosódia dos textos em latim. O cantochão é o principal fundamento da chamada música ocidental, sobre o qual toda a teoria posterior se desenvolveu, ao contrário de outras artes que apontam para a época clássica da civilização greco-romana, ou até mesmo fontes anteriores. O cantochão é também a música mais antiga ainda utilizada, sendo cantada não só em Mosteiros como também por coros leigos no mundo todo.

Um programa em código de máquina consiste de uma sequência de números que significam uma sequência de instruções a serem executadas. É normal a representação da linguagem de máquina por meio de números (opcodes) constantes e variáveis em sistema binário ou sistema hexadecimal. Alguns computadores também têm seu opcodes representados no sistema octal. Microprocessadores tem normalmente seus códigos de operação como múltiplos de 2, 8 e 16, pois usam arquiteturas com registradores de 8, 16, 32, 64 ou 128 bits. Porém, existem máquinas com registradores de tamanho diferente.

 

Prequela

E então os primeiros neumas surgiram como uma tentativa de dar interpretações dinâmicas para a música monofônica. Sinais gráficos eram utilizados para criar as primeiras notações musicais. Anteriormente, a noção de "composição" não era conhecida. A notação musical começou por surgir primeiro com a função de auxiliar a memória de quem cantava e só mais tarde se tornou cada vez mais precisa.

Uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa foi necessária para facilitar a criação de códigos. A composição e registro de códigos fonte se tornou uma prática.

A música necessitava de mais dinamismo, a percepção da música polifônica, provavelmente, fez o homem se questionar:

E por que não?

Conjecturas imprecisas

A notação ganhou amplitude. A liberdade, outrora intangível, perfazia paulatinamente seu inevitável destino. Notações criadas como forma de registrar a execução de uma obra (código-fonte).

Sinais gráficos permitindo aos seus compositores a escrita de grandes obras.

A notação musical evoluiu assombrosamente.

A notação computacional, assombrosamente, lembra a mesma de outrora.

Intermission