Acabei de criar uma aplicação em Silverlight 2 e testei o Windows Live para Silverlight Streaming. Sem muito esforço e incrivelmente rápido consegui um resultado muito bacana que apresento no final deste post. Apesar de ser uma versão beta ainda, o Silverlight Streaming permite criar e disponibilizar aplicações e vídeos construídas com Silverlight oferecendo um total de 10GB de espaço, e gratuitamente. Infelizmente o limite para vídeos é 105MB, mas você pode fazer o upload de vários vídeos utilizando o espaço total de 10GB.

Para desenvolvimento da imagem panorâmica utilizei o Deep Zoom Composer, que após 3 passos simples (Import, Compose e Export) gerou-me no final uma solution do Visual Studio .Net 2008 completa e prontinha para uso… "cacilds!". É interessante ressaltar que o Deep Zoom Composer foi capaz de fazer uma composição panorâmica a partir de 6 imagens – as fotos utilizadas foram feitas hoje mesmo na Avenida Paulista, perto de onde trabalho, e como utilizei uma resolução baixa as imagens não ficaram muito detalhadas. É possível criar uma composição de imagens final de, por exemplo, 200MB de tamanho sem carregá-las de uma vez só, isso porque a imagem é quebrada em inúmeros pedaços menores e carregadas na medida que são necessárias.

Quem tiver interesse que eu poste um passo a passo detalhado de todo o processo é só entrar em contato comigo ou deixar um comentário aqui.

Para que a experiência fique mais lúdica coloquei uma imagem escondida na panorâmica abaixo, você seria capaz de encontrá-la? Navegue na imagem abaixo utilizando o botão esquerdo do mouse para arrastar e o scrool para dar zoom. Boa diversão!

Nota: Para visualizar o banner acima será necessário instalar o plugin do Silverlight 2.