Não, não falo do ano de 2011. Não sou daqueles que se emociona gratuitamente com a virada do ano novo, acreditando que tudo será diferente. Refiro-me a um ciclo muito maior, que remonta uma fase de minha vida onde exerci a profissão de consultor. Onde iniciei um blog técnico com o intuito de aprender enquanto tentava ensinar. Falo da fase onde comecei a escrever artigos técnicos e acabei me tornando editor técnico de duas revistas. Quero relembrar esse grande ciclo onde participei ativamente de comunidades técnicas, organizei eventos e até palestrei.
Esse post registra minimamente os acontecimentos desse ciclo que passou.
Muitas palestras e novas amizades
Sem dúvida a parte mais legal de participar de comunidades é conhecer pessoas que têm conteúdo e fazem a diferença em nossa área. Nesse ano tive a oportunidade de conhecer muita gente bacana enquanto organizava a grade de palestrantes do DNAD 2011.
Também fui convidado para fazer várias palestras, entre elas: DNAD 2011, TDC 2011 e QCon 2011. Foi o primeiro ano em que palestrei para algumas universidades e achei a experiência muito rica.
Uma coisa que apenas esbocei esse ano foi palestrar em dupla. Com o meu amigo @elemarjr tive a chance de, por duas vezes, fazer uma palestra dividida em duas partes. Esse ano quero fazer uma palestra com ele (ou algum outro louco que tope) mas sem dividir os horários. Acho que será uma experiência no mínimo interessante.
Um ano incrível!
O que posso comentar sobre ter a felicidade de trabalhar a 50 metros de casa? E ainda fazendo algo que gosto muito: arquitetura de software? Ah, essa foi a grande realização do ano! E o que é melhor: agora tenho férias remuneradas!!
É incrível como às vezes nos prendemos a certas incertezas sem muito fundamento… E de repente, nos pegamos dizendo: porque não fiz isso antes? Pois é… C’est la vie. O ano de 2011 me trouxe o encerramento de um ciclo vitorioso (7 anos, manôlos) e o início de outro que será fantástico.
Qualidade de vida é tudo, só tenho isso a dizer!!
De editor técnico a editor de podcast
Quando comecei a escrever artigos técnicos em 2008 lembro-me muito do sentimento de colaboração sob o qual estive imbuído. De fato, eu havia entendido na época que a melhor forma de aprender seria tentando ensinar a outras pessoas. O conhecimento deve ser dividido, ou melhor dizendo, multiplicado. Foram dezenas de artigos escritos, e quase uma centena de outros que foram editados.
Durante esse período pude conhecer muitos autores legais e consegui levar muita gente boa para escrever para a .net Magazine. Tive o prazer de trabalhar com o grande mestre Guinther Pauli, editor geral das revistas .net Magazine e Clube Delphi.
Com a mudança de emprego o trabalho como editor técnico foi revisto, e gradativamente foi substituído pelo podcast, uma nova mídia para poder colaborar e tratar de forma mais dinâmica e ágil sobre diversos assuntos (inclusive técnicos).
public void Podcast()
Ter um podcast foi a única coisa que não planejei para 2011, no entanto, aconteceu. E foi muito divertido. Além de poder dar umas boas risadas e conversar sobre assuntos que gosto, ainda “ganhei de brinde” o trabalho de edição. Isso me obrigou a aprender a usar softwares de edição de áudio, o que acabou virando um hobby.
Para completar essa nova fase, passei a usar um MacBook Pro, e preciso confessar que gostei muito! Até mesmo uma mudança de sistema operacional aconteceu. Que coisa!
E o que muda aqui no blog?
Na verdade, não muita coisa… a princípio. Aproveitando esse encerramento de ciclo, decidi que o blog não mais se chamará Reverb. O Reverb foi o meu blog técnico, onde escrevia apenas sobre assuntos relacionados a minha profissão (similar ao blog Distortion, onde eu postava sobre música e mais recentemente sobre cinema de animação). Foi um período muito bacana, e quero conservá-lo em minha memória com carinho. Nesses últimos 4 anos passei por muita coisa, evoluí sob muitos aspectos e o Reverb não mais comportava tudo que eu queria expressar.
Pretendo continuar escrevendo nesse espaço muito conteúdo técnico, mas não quero me limitar apenas a isso, quero escrever também sobre música, cinema de animação, livros (inclusive não técnicos) e sobre vários outros temas. Enfim, o blog muda refletindo as minhas próprias mudanças como pessoa.
Que comece o próximo ciclo!
Olá Leandro,
Que honra sinto em ser seu amigo! Quanta alegria em poder ter a oportunidade de compartilhar e conviver experiências com uma pessoa/profissional incrível como você.
Saiba que você tem sido uma grande boa influência para mim. Com sua ajuda e apoio, tive a felicidade de ver meus primeiros textos sendo publicados. Foi muito bacana poder dividir tema com você em palestras. Além disso, tem sido fantástico "brincar" o void com você e o arrobinha.
Por saber que há, na comunidade, pessoas como você, sou impulsionado a continuar escrevendo no blog, palestrando, gravando podcasts…
Sabe os textos dos posts do void?! Aqueles de que tanto gosta?! Há algum tempo, escrevo para você quase que em agradecimento pela confiança e carinho que tem me dedicado.
Você é *foda*, man!
Desejo que esse novo ciclo seja ainda mais brilhante em sua vida. Desejo que encontre o equilíbrio que tanto busca. Sei, que, conseguindo isso, estará também levando felicidade para os seus familiares. Por isso, desejo tudo isso a eles também.
Lembra que, no começo do ano, desejava ocupar seu tempo com algo diferente?! Cheguei a recomendar filosofia, lembra?! Então, editor de podcast é algo diferente e você está fazendo isso de forma mais que especial, diferenciada!
Sucesso grande (em processo de reeducação alimentar) amigo! Espero continuar tendo a honra de compartilhar alguns de seus sucessos. Espero ter a oportunidade de continuar participando de (bons ou maus) momentos desse ciclo que já começou.
Um brinde (com água mineral, já que agora sou um senhor diabético)!
Seu amigo,
Elemar Jr
Honra minha também, meu amigo Elemar (agora, merecidamente MVP!). Sempre lhe considerei um grande profissional, que também me inspira um bocado, fique sabendo.
Desejo muita paz e saúde a ti e tua família! Brindemos os ciclos que nos renovam verdadeiramente, como seres humanos que buscam evoluir sempre!
Seu também amigo (almejando um peso de 2 dígitos),
Leandro Daniel
Essas mudanças são bem vindas, a gente tem que se adaptar. Esse fim do seu ciclo como editor é libertador, eu lembro como foi o meu. Acho legal você dar uma descansada, é preciso de vez em quando.
Sucesso!
Acho que é bem essa a sensação mesmo Giggio. Valeu pelo apoio!
Abraços,
Leandro Daniel