Não, não falo do ano de 2011. Não sou daqueles que se emociona gratuitamente com a virada do ano novo, acreditando que tudo será diferente. Refiro-me a um ciclo muito maior, que remonta uma fase de minha vida onde exerci a profissão de consultor. Onde iniciei um blog técnico com o intuito de aprender enquanto tentava ensinar. Falo da fase onde comecei a escrever artigos técnicos e acabei me tornando editor técnico de duas revistas. Quero relembrar esse grande ciclo onde participei ativamente de comunidades técnicas, organizei eventos e até palestrei.

Esse post registra minimamente os acontecimentos desse ciclo que passou.

Muitas palestras e novas amizades

1325395190_megaphone_stickerSem dúvida a parte mais legal de participar de comunidades é conhecer pessoas que têm conteúdo e fazem a diferença em nossa área. Nesse ano tive a oportunidade de conhecer muita gente bacana enquanto organizava a grade de palestrantes do DNAD 2011.

Também fui convidado para fazer várias palestras, entre elas: DNAD 2011, TDC 2011 e QCon 2011. Foi o primeiro ano em que palestrei para algumas universidades e achei a experiência muito rica.

Uma coisa que apenas esbocei esse ano foi palestrar em dupla. Com o meu amigo @elemarjr tive a chance de, por duas vezes, fazer uma palestra dividida em duas partes. Esse ano quero fazer uma palestra com ele (ou algum outro louco que tope) mas sem dividir os horários. Acho que será uma experiência no mínimo interessante. Alegre

 

Um ano incrível!

iconBricksO que posso comentar sobre ter a felicidade de trabalhar a 50 metros de casa? E ainda fazendo algo que gosto muito: arquitetura de software? Ah, essa foi a grande realização do ano! E o que é melhor: agora tenho férias remuneradas!! Smiley de boca aberta

É incrível como às vezes nos prendemos a certas incertezas sem muito fundamento… E de repente, nos pegamos dizendo: porque não fiz isso antes? Pois é… C’est la vie. O ano de 2011 me trouxe o encerramento de um ciclo vitorioso (7 anos, manôlos) e o início de outro que será fantástico.

Qualidade de vida é tudo, só tenho isso a dizer!! Smiley mostrando a língua

 

 

De editor técnico a editor de podcast

iconWriteQuando comecei a escrever artigos técnicos em 2008 lembro-me muito do sentimento de colaboração sob o qual estive imbuído. De fato, eu havia entendido na época que a melhor forma de aprender seria tentando ensinar a outras pessoas. O conhecimento deve ser dividido, ou melhor dizendo, multiplicado. Foram dezenas de artigos escritos, e quase uma centena de outros que foram editados.

Durante esse período pude conhecer muitos autores legais e consegui levar muita gente boa para escrever para a .net Magazine. Tive o prazer de trabalhar com o grande mestre Guinther Pauli, editor geral das revistas .net Magazine e Clube Delphi.

Com a mudança de emprego o trabalho como editor técnico foi revisto, e gradativamente foi substituído pelo podcast, uma nova mídia para poder colaborar e tratar de forma mais dinâmica e ágil sobre diversos assuntos (inclusive técnicos).

public void Podcast()

iconPodcastTer um podcast foi a única coisa que não planejei para 2011, no entanto, aconteceu. E foi muito divertido. Além de poder dar umas boas risadas e conversar sobre assuntos que gosto, ainda “ganhei de brinde” o trabalho de edição. Isso me obrigou a aprender a usar softwares de edição de áudio, o que acabou virando um hobby.

Para completar essa nova fase, passei a usar um MacBook Pro, e preciso confessar que gostei muito! Até mesmo uma mudança de sistema operacional aconteceu. Que coisa!

 

E o que muda aqui no blog?

iconEnergyNa verdade, não muita coisa… a princípio. Aproveitando esse encerramento de ciclo, decidi que o blog não mais se chamará Reverb. O Reverb foi o meu blog técnico, onde escrevia apenas sobre assuntos relacionados a minha profissão (similar ao blog Distortion, onde eu postava sobre música e mais recentemente sobre cinema de animação). Foi um período muito bacana, e quero conservá-lo em minha memória com carinho. Nesses últimos 4 anos passei por muita coisa, evoluí sob muitos aspectos e o Reverb não mais comportava tudo que eu queria expressar.

Pretendo continuar escrevendo nesse espaço muito conteúdo técnico, mas não quero me limitar apenas a isso, quero escrever também sobre música, cinema de animação, livros (inclusive não técnicos) e sobre vários outros temas. Enfim, o blog muda refletindo as minhas próprias mudanças como pessoa.

Que comece o próximo ciclo!