Hoje participei de mais um encontro do .Net Architects onde tivemos a oportunidade de conhecer sobre MDD (Model Driven Development) e a plataforma “Oslo” da Microsoft apresentado pelo arquiteto da Microsoft Waldemir Cambiucci.

Eu não conhecia nada sobre essa plataforma e preciso confessar que fiquei bastante impressionado com o que vi, pois a aposta da Microsoft é em cima de uma estratégia arrojada, uma visão sobre a aproximação do usuário na construção de softwares através de uma linguagem (gramática) próxima do seu negócio.

O produto ainda está em fase inicial de desenvolvimento mas já é possível baixar uma versão CTP, a mais atual no momento é a de maio de 2009, segue o link:

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=827122a5-3ca0-4389-a79e-87af37cbf60d&displaylang=en

Com a instalação é possível utilizar a ferramenta de modelagem visual chamada Quadrant onde utilizamos a linguagem do Oslo chamada “M”. O poder que a plataforma promete é algo fantástico, mas ao meu ver,  a Microsoft terá que se preocupar com uma série de questões sobre o direcionamento da plataforma, inclusive sobre a abordagem de utilização, pois seria uma pena acontecer o mesmo que aconteceu com SOA (por culpa principalmente do marketing utilizado para “vender” o conceito).

megafone-medium Enfim, foi uma apresentação excelente do Waldemir que trouxe uma visão de futuro importante para os arquitetos. Gostei muito! A qualidade dos encontros do .Net Architects está cada vez melhor, e aproveito esse espaço para fazer um convite aos membros do grupo que nunca participaram das reuniões presenciais que experimentem faze-lo, pois o nível da discussão que tivemos na segunda parte do encontro também foi muito enriquecedor!

Participem!!