Ninja

Há tempos eu queria montar um grupo de Coding Dojo e no final do ano passado consegui finalmente estruturar encontros regulares na empresa onde eu trabalho. A aceitação por parte dos desenvolvedores foi imediata, e a idéia fez muito sentido para a alta diretoria, felizmente.

Um Coding Dojo é um encontro onde um grupo de programadores se reúne para trabalhar em conjunto em um desafio de programação. Eles estão lá para se descontraírem, e, através de uma metodologia pragmática, melhorar suas habilidades de programação e de trabalho em grupo.

A base para uma sessão (ou Kata) de Coding Dojo, é a utilização de:

  • Baby Steps
  • TDD
  • Pair Programming (no caso do estilo Randori Kata)

 

É uma reunião muito divertida, onde podemos trocar conhecimento de forma prática. Um Coding Dojo também oferece um ambiente seguro para errarmos e desenvolvermos um senso de trabalho em equipe mais fluido. Pra quem não está acostumado a escrever testes antes de programar o exercício é sensacional! É até engraçado ver o bloqueio que existe na hora de escrever o primeiro teste, pois tendemos a pensar numa solução completa, e por isso utilizamos a filosofia Baby Steps, para evitarmos a escrita de código desnecessário ou de testes incompletos. Um código feito com TDD tende a ser mais simples, o que consequentemente torna a manutenção algo menos dolorido.

Se você se interessou pelo Coding Dojo e tem vontade de introduzir a idéia em sua empresa sugiro que comece fazendo uma apresentação aos desenvolvedores, pois a iniciativa de fazer os encontros deve sair do próprio grupo. Assim, mesmo que aconteça da empresa não apoiar (oferecendo infra-estrutura para os encontros, sala de reunião, projetor, notebook, etc.) o interessados podem buscar outras formas de viabilizar o Coding Dojo.

Abaixo coloquei alguns grupos de Coding Dojo (as reuniões acontecem aqui, em São Paulo):

Locaweb
http://agilblog.locaweb.com.br/2009/10/09/coding-dojo/ 

.NET Architects
http://dojo.dotnetarchitects.net/

USP
http://www.dojosp.org/ 

Participe de uma reunião e você verá que é muito divertido! Smile