Novamente nessa série, não falarei mais do mesmo. Sério, a Wikipedia tem uma lista de ferramentas para análise de código estático muito boa. Apenas gostaria de destacar 2 ferramentas com alguns comentários adicionais.

NDepend

É a melhor ferramenta para análise de código estático em .NET, na minha opinião, principalmente pela Code Query Language (CQL) que permite um sem fim de possibilidades de consulta sobre o código e suas métricas.

Embora não citada na lista da Wikipedia, existe uma versão do NDepend para Java (JArchitect, antigamente conhecimento como XDepend) e outra para C++ (CppDepend).

FluentCodeMetrics

Outra opção interessante é a ferramenta que está sendo desenvolvida pelo @elemarjr, o FluentCodeMetrics.

A ferramenta está em fase de desenvolvimento, isso significa que você pode participar de sua construção, contribuindo para criar algo de valor para a comunidade. Ok, filantropia não é o melhor motivo para dar um fork e ajudar. Mas você terá a oportunidade de brincar com SpecFlow, BDD, Mono.Cecil, NUnit e outras libraries transudas.

O Elemar é um dos poucos camaradas que podemos dizer que programam pra c#$%¨&*! Então “parear” com ele em um OSS já é motivo suficiente para tornar o FluentCodeMetrics algo cool!

Bora fazer um fork e contribuir lá!