Recentemente baixei do CodePlex a versão beta 1 do Application Architecture Guide 2.0, um guia muito útil para quem desenvolve soluções baseadas em tecnologias e produtos da Microsoft. O diagrama a seguir mostra o escopo abrangido pelo livro:

Interessante constatar a presença de arquiteturas como MVC, SOA, S+S, SaaS e PaaS, e seus respectivos cenários de uso, objetivos, benefícios, explicados de forma direta. Como se trata de uma versão beta o livro possui partes incompletas, mesmo assim seu conteúdo serve como um compêndio de conhecimentos obrigatórios, já que faz parte do patterns & practices da Microsoft (caso você nunca tenha ouvido falar, recomendo que invista algumas horas na leitura deste site).

O livro também comenta sobre a Enterprise Library, da qual sou fã e utilizo há muito tempo (desde as primeiras versões, os antigos “blocks” e “helpers” – nossa como o tempo voa), MOSS, WWF e soluções baseadas em Office. Fiquei um pouco desapontado por não explorarem mais o AJAX, abordando os aspectos de segurança e planejamento para uso, em compensação existe um capítulo inteiro dedicado ao SharePoint (que vem ganhando muito espaço nas empresas, inclusive para utilização na Internet – não são poucos os que ficam surpresos ao saber que este site roda em SharePoint).

Nesta semana foi liberado um novo relase, o App Arch Guide 2.0 beta 2, com alguns acréscimos e uma grande reorganização dos capítulos. Enfim, o livro deve ser tratado como um guia com abrangentes orientações para escolha de uma arquitetura e considerações relevantes para a definição de técnicas e premissas em uma solução, e aliado ao bom senso e a experiência individual, pode auxiliar arquitetos, líderes de equipe e desenvolvedores nas decisões corretas.

Abraços, e até o próximo post.