Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/2/cd/76/leandrodaniel/public_html/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 5806

Algumas das novidades do Visual Studio 2010 são tão simples que a gente fica se perguntando porque ninguém pensou nisso antes. Quer ver? Quantas vezes você já se deparou com a seguinte situação:

– Deployment de uma solução web, o arquivo web.config precisa ter algumas modificações para o novo ambiente. Ocorre de esquecermos de modificar algumas chaves e atributos… Hum… Ou ainda, você indica para o administrador da máquina as alterações necessárias, mas ele não sabe como manipular corretamente um arquivo web.config (e depois ainda diz que a culpa é do desenvolverdor…).

Bem, o Visual Studio 2010 introduziu a capacidade de utilizarmos um web.config de transformação para especificarmos as particularidades de cada ambiente: debug, release, etc. Suponhamos que desejamos criar uma configuração contendo uma string de conexão com banco, como poderíamos deixar tanto a configuração de debug quanto de release coexistindo em sua aplicação? É muito simples. Primeiro vá ao menu Build e escolha Configuration Manager. Na opção Active solution configuration escolha a opção New.

VS2010ConfigurationManager

Na janela que será apre sentada informe o seguinte:

VS2010NewSolutionConfiguration

Isso fará com que uma nova sessão de configuração seja criada a partir da opção Debug já existente. Agora precisamos criar o arquivo efetivamente. Para isso clique com o botão direito no arquivo Web.config e escolha a opção Add Config Transform. Como resultado será adicionado um novo arquivo na hierarquia do arquivo Web.config, conforme vemos abaixo.

VS2010WebConfig

A partir daí é possível editar as particularidades de cada ambiente. Que tal?