Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/2/cd/76/leandrodaniel/public_html/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 5806

Ainda explorando os recursos de arquitetura do Visual Studio 2010 uma das novidades são os novos tipos de diagramas disponibilizados. Através do menu Architecture / New Diagram… é possível trabalhar com todas as opções mostradas abaixo:

vs2010Diagrams

Vamos explorar agora o Layer Diagram. Basicamente, a idéia e especificar as camadas que compõe a arquitetura da sua aplicação de uma maneira muito simples. Utilizando a Toolbox podemos criar um esboço de arquitetura como demonstrado abaixo:

vs2010LayerDiagrams

Em seguida podemos arrastar o projetos da janela Solution Explorer em nossos componentes (camadas) criados. Isso mesmo! Fazemos a ligação da nossa representação de modelo de arquitetura com os projetos existentes. Perceba na imagem acima que ao selecionarmos a primeira camada chamada UI é exibido o projeto correspondente na janela Layer Explorer. Fantástico, não? Houveram muitos aprimoramentos nesse diagrama desde a versão Beta 1, e tudo leva a crer que novas funcionalidades ainda podem ser agregadas. Clicando com o botão direito no diagrama podemos validar o desenho, escolhendo a opção Validate Architecture:

vs2010ValidateArchitecture

O resultado segue abaixo.

vs2010ValidateArchitectureResult

Em posts futuros irei explorar outros tipos de diagramas.