Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/2/cd/76/leandrodaniel/public_html/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 5806

Dizemos que um código possui instrumentação (ou Instrumentation, do inglês) quando ele é capaz de gerar indicadores para monitorarmos ou medirmos sua performance. Tipicamente, esses indicadores auxiliam na detecção de erros relacionados a performance e podem ser utilizados, por exemplo, para visualização através do aplicativo de monitoramento de performance do Windows (acesse através da opção Run do Windows, digitando perfmon).

Com exceção do Unity, todos os demais blocos da Enterprise Library podem ser instrumentalizados. Por padrão esse recurso vem desativado, sendo necessário utilizar um arquivo bat que aplica as configurações necessárias para ativação. Caso você tenha feito a instalação padrão o arquivo bat poderá ser executado através da opção Run do Windows usando o arquivo abaixo:

C:\Program files\Microsoft Enterprise Library 4.1 – October 2008\InstallServices.bat

Para desinstalar a instrumentação basta digitar o mesmo arquivo com o parâmetro “/u”, conforme abaixo:

C:\Program files\Microsoft Enterprise Library 4.1 – October 2008\InstallServices.bat /u

Outra forma disponível para realizar as operações acima é utilizar os atalhos existentes no menu Start / All programs / Microsoft patterns & practices / Enterprise Library 4.1 – October 2008.

Uma vez instalado devemos adicionar uma referência no projeto para a seguinte biblioteca:

Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Common.dll

Devemos também adicionar o seguinte namespace na classe que usará a instrumentação:

...
using Microsoft.Practices.EnterpriseLibrary.Common.Instrumentation;
...

Por último será necessário adicionarmos no arquivo de configuração do projeto (tanto faz ser Web.config ou App.config) o bloco de instrumentação, clicando com o botão direito no arquivo e escolhendo a opção Edit Enterprise Library Configuration. Na janela de configuração do Enterprise Library Configuration clique com o botão direito no segundo nó da estrutura e escolha Instrumentation.

Instrumentation

Utilizando a janela Properties do Visual Studio é possível configurar as propriedades do bloco, para o exemplo deste post eu alterei as propriedades PerformanceCountersEnabled, WmiEnable e EventLoggingEnabled para True. Abaixo temos um exemplo de como devemos implementar um listener para monitoramento de chamadas de conexão com o banco de dados.

public class MyListener
{
    public MyListener(string instanceName, bool a, bool b, bool c) { }

    [InstrumentationConsumer("DbConnect")]
    public void ConnectObserved(object sender, EventArgs e)
    {
        System.Console.WriteLine("I saw a Database Connect.");
    }
}

[InstrumentationListener(typeof(MyListener))]
public class MyApplication
{
    [InstrumentationProvider("DbConnect")]
    public event EventHandler<EventArgs> OnDbConnect;
}

Fonte: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/cc511922.aspx